O que é síndrome do ovário policístico?

Trata-se de uma condição em que o corpo da mulher produz quantidades de hormônios masculinos em quantidades acima do normal. Nesta situação é comum a formação de pequenos cistos no ovário, daí originando o nome policístico.
Geralmente acomete mulheres jovens e há melhora com o passar dos anos.

Quais são os sintomas?
O sintoma mais comum são períodos menstruais que demoram a acontecer e quando ocorrem o sangramento pode ser muito intenso.
Associa-se frequentemente com obesidade e dificuldade para emagrecer, acne, queda de cabelo, pelos aumentados, pele oleosa.

Diagnóstico
Ao contrário do que muitos acreditam, o diagnóstico não é realizado por ultra-som dos ovários. Apesar deste exame poder ajudar, o exame clínico e a dosagem de hormônios são muito importantes. Existem doenças hormonais que apresentam sintomas parecidos e que apresentam tratamento diferente.

Tratamento
O tratamento é baseado na melhora da qualidade de vida, com exercícios e dieta balanceada, no sentido de emagrecer. A perda de gordura auxilia no controle dos hormônios de maneira natural.
Algumas vezes serão necessários medicamentos hormonais, sendo o tratamento mais comum o emprego de pílulas anticoncepcionais. Também podem ser empregados remédios para controlar melhor o metabolismo de açucar no sangue.
Alguns casos mais resistentes podem ser submetidos a um tratamento operatório em que se realizam pequenas cauterizações nos ovários.
Se houver vontade de gravidez, podem ser necessários medicamentos que auxiliem a ovulação.