Dismenorréia

A cólica que antecede e permanece durante a menstruação é decorrente de contrações do útero para expelir o sangue e o endométrio por não ter havido a gravidez, constituindo-se em evento normal. Se, por um lado, algumas mulheres não percebem este sintoma, mais da metade delas tem alguma dor pelo menos um ou dois dias em seus períodos menstruais. Quando a dor/cólica se torna tão forte a ponto de comprometer a vida da mulher dizemos que se trata de dismenorréia.
Há dois tipos de dismenorréia:

Primária
São cólicas, mesmo que fortes, decorrentes da contração do útero para expulsar a menstruação. Acontecem nas adolescentes e mulheres jovens, desde os primeiros fluxos menstruais.

Secundária
Neste caso, a dor da cólica é decorrente de alguma doença, como mioma, endometriose, inflamações. Geralmente a mulher não apresentava cólicas e passou a tê-las. Acontece em mulheres mais velhas.
Também pode ser decorrente do uso de DIU (dispositivo intra-uterino) usado para contracepção.

Tratamento
As dismenorréias primárias costumam melhorar com o passar do tempo, mas enquanto elas acontecem podem ser tratadas atrvés de anti-inflamatórios, uso de pílulas contraceptivas ou outros medicamentos hormonais.
As dismenorréias secundárias necessitarão o tratamento da causa específica, ou seja tratar a inflamação, a endometriose, miomas, etc.
Portanto, o melhor tratamento da cólica menstrual será decorrente do diagnóstico preciso da sua causa.