Mamografia

A mamografia é um exame de raios X das mamas, com duas “chapas”: de cima para baixo e lateralmente. Outras “chapas” podem ser necessárias e a sua realização não é sinônimo de problemas. Se precisar realizá-las, não se preocupe!
O exame poderá identificar tumores e sinais de seu início. Um dos achados mais importantes é a presença de calcificações. Mas atenção, existem calcificações benignas – a maioria – e aquelas suspeitas de tumor.
Existem regras para a realização deste exame. Rotineiramente, a mamografia é indicada inicialmente aos 35 anos, como exame de base, sendo repetido novamente a partir dos 40 anos. Alguns estudiosos recomendam a realização a cada 2 anos entre os 40 e os 50 anos, outros recomendam a realização annual nesta faixa de idade. A partir dos 50 anos o exame deve ser feito anualmente.

Recomenda-se sua realização previamente a procedimentos cirúrgicos sobre a mama, como cirurgias plásticas; ou então se houver alguma alteração no exame clínico.
Quando houver dúvidas da qualidade do exame, às vezes, pode ser necessário refazer o exame. É mais seguro.
Pode-se combinar sua realização com outros exames, mais frequentemente o ultra-som. A associação de exames pode auxiliar no melhor diagnóstico e na decisão da necessidade de biópsias.